03/04/2017

A boa mãe na primeiríssima infância


De que se trata
De um MiniCurso [2 encontros com duração de 3 horas cada], que discute o papel e a importância do ambiente de nascimento e crescimento inicial da criança.
Esta é mais uma atividade do Curso Livre de Filosofia, do INSTITUTO GENS.

Justificativa
Além de fundamental para o desenvolvimento humano, o período que vai da gestação aos três anos é um vetor de justiça social: se os direitos da criança não forem garantidos, tanto ela como o grupo no qual está inserida, assim como toda a sociedade, sofrem as consequências.
Boas intenções e encantamento com a fase inicial da vida, portanto, não bastam. 

É preciso que a mãe, o pai, a família, os profissionais que atuam nessa faixa etária e os adultos em geral busquem se informar sobre a infância e assumam compromissos em favor do desenvolvimento físico, cognitivo e psico-social da criança pequena. Sem a participação efetiva dos que estão direta e indiretamente envolvidos com o nascimento e o crescimento da criança, sem a atenção necessária e o devido cuidado com o período mais frágil da existência humana, a tendência é tornarmos cada vez mais difícil a convivência social.

Convém, então, que nos apropriemos do tema, que o abordemos sob diferentes aspectos, que o tornemos importante e merecedor de nossa atenção.

O MiniCurso 'A boa mãe na primeiríssima infância' propõe avaliar modos atualmente adotados no trato com as crianças - inclusive em outras culturas, apresentar e discutir ideias, propostas e práticas de estudiosos que contribuam para o desenvolvimento saudável da criança pequena.

Objetivo

Contribuir para que adultos em geral compreendam a criança e, em especial, a importância e a dimensão de suas ações no trato com a primeiríssima infância.

Público

Mães, pais, avós, ti@s, prim@s, amig@s, vizinh@s, cuidador@s e outr@s profissionais de educação e saúde.

Conteúdos

1] Apresentação do conceito "mãe suficientemente boa", do pediatra e psicanalista Donald Woods Winnicott [1896-1971]: o ambiente facilitador promovido por quem cuida de crianças respeita as necessidades de cada uma delas, possibilitando a adaptação e o amadurecimento individual.
2] Outras modalidades de atenção à criança pequena.

Vagas

15 participantes

Quando

11 e 13 de abril, das 14 às 17 horas

Onde

Rua Henrique Schaumann, 125 - PInheiros - São Paulo, SP [próximo à Av. Rebouças]

Responsável

Donizete Soares, professor de filosofia do iGENS

Como participar

1] Realizar depósito ou transferência no valor de R$ 130,00 (cento e trinta reais) para
Banco do Brasil
Agência 1201.7
Conta 2779.0
em nome de INSTITUTO GENS - CNPJ 059.394.247/0001-82

2] Enviar comprovante para igens@portalgens.com.br

3] Preencher e enviar ficha de inscrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário